Vinhos para oseu grande dia.

Organizar um casamento não é tarefa fácil - diversas decisões precisam ser tomadas para que o momento seja mágico e inesquecível.

Além do espaço, música e comida, as bebidas tem papel fundamental na celebração - e o vinho não pode faltar. Mas como escolher o espumante perfeito para o brinde dos noivos? Quais tipos de vinhos devem ser servidos para os convidados? É possível agradar a todos? Para te ajudar a solucionar essas questões e a escolher os vinhos que vão marcar o seu casamento, a World Wine criou este guia.

Navegue pela página e entre em contato para receber um orçamento personalizado!

Como escolher os vinhos?

Caso a intenção seja servir uma carta completa de vinhos durante a festa é necessário pensar em rótulos brancos, rosés, tintos, e claro, espumantes. O ideal é selecionar um rótulo de cada tipo, para não dificultar a escolha do convidado e evitar desperdício. Na hora de tomar a decisão leve em conta as características do evento, como estação do ano, o horário, o local (se a festa vai ser realizada em um local fechado ou na praia, por exemplo), o cardápio e o orçamento disponível para bebidas.

Optar por rótulos que fazem parte da história dos noivos é uma maneira de dar um toque pessoal à carta, mas é importante lembrar que muitas pessoas serão servidas, então os vinhos devem ser agradáveis e fáceis de beber.

Estação do ano

A estação do ano costuma influenciar nos vinhos que bebemos no dia a dia e também deve ser levada em consideração no momento de seleção dos vinhos do casamento. No verão, é natural a preferência por vinhos brancos e rosés - se você for servir tintos neste período, opte por rótulos leves e frescos. Em festas realizadas nas estações mais frias, você pode apostar em brancos e tintos mais encorpados.

Horário da festa

O horário da festa influencia na decoração, no cardápio, no traje dos convidados e, claro, nas bebidas servidas. As celebrações diurnas, como um brunch ou um almoço, tendem a ter uma atmosfera mais leve e o consumo de bebidas é menor. Neste caso, capriche na seleção de vinhos brancos, rosés e espumantes. Em cerimônias noturnas, seguidas de festa, o consumo de bebidas alcoólicas costuma ser mais alto, e os tintos ganham espaço.

Local da festa

A escolha do local do casamento e estilo da festa tem tudo a ver com a personalidade e as vontades do casal. Há quem prefira o conforto e a praticidade de um espaço fechado, como um buffet, e existem aqueles que desejam se aventurar e aproveitar o contato com a natureza na praia ou no campo. E a seleção de vinhos deve acompanhar essa escolha. Nos casamentos internos, há espaço para todos os vinhos. Para a praia, a melhor pedida são os brancos e rosés, já no campo você pode levar em conta a estação do ano e as condições climáticas - os tintos vão agradar os convidados nos dias frios.


Cardápio

Peixe
Massa
Carne

Sem dúvidas, o cardápio é um dos pontos mais importantes a se levar em conta. Uma boa harmonização faz com que tanto os pratos, quanto os vinhos fiquem ainda melhores. Para encantar o paladar dos seus convidados, basta seguir algumas regras básicas, como combinar vinhos e receitas com o mesmo corpo e servir rótulos mais frescos com comidas gordurosas.

Confira nossas sugestões de harmonizalção

Dica: Normalmente um brinde com espumante é feito quando o bolo do casamento é cortado. Esta não é uma harmonização indicada, já que o doce predomina, apagando as notas mais sutis do espumante.

O espumante Ideal

O brinde dos noivos é um dos momentos mais aguardados e lembrados do casamento. A melhor opção neste caso é apostar no clássico Champagne, que traz elegância e festividade para a celebração. Caso o orçamento esteja baixo, a sugestão é apostar em um espumante mais sofisticado. Escolha um rótulo que se relacione com a personalidade dos noivos para deixar tudo ainda mais especial.

Faça o teste e descubra o espumante ideal:

Qual o espumante ideal para você?
Qual o espumante ideal para você?Espumantes LevesEspumantes ModernosEspumantes Clássicos

1. Qual é o programa favorito de vocês no fim de semana?

2. Qual é o destino perfeito para a lua de mel?

3. A festa de casamento deve ser:

4. Qual característica você procura no espumante do seu brinde?

Espumantes Leves
Espumantes Modernos
Espumantes Clássicos

Como servir o vinho?

O modo como o vinho será servido influencia muito na experiência dos convidados. Um ponto importante é que o serviço seja volante, para que o convidado não tenha que ir até os vinhos. Outra questão essencial é manter os vinhos na temperatura certa - isso faz com que eles mostrem todo seu potencial e evita o desperdício. Confira todas as dicas para um serviço perfeito.

Momento certo

Durante a celebração existem três diferentes momentos em que a presença do vinho é indispensável. Começando pela recepção dos convidados junto com as entradas, depois o tradicional brinde aos noivos e, por último, a refeição principal.

Temperatura Certa

Na hora de servir os rótulos procure se certificar de que a temperatura de serviço está adequada. Para isso, basta seguir as regras de cada estilo de vinho: espumantes até 10ºC, brancos de 8ºC a 12ºC e tintos entre 15ºC e 18ºC.

Tipo de taça

A escolha correta da taça é importante para facilitar a degustação dos aromas e sabores de um vinho. Existem inúmeros formatos deste item e a sua principal função é justamente valorizar as melhores qualidades das uvas.


Vinhos tintos

Para vinhos tintos mais encorpados e ricos em tanino - substâncias presentes na casca e nas sementes das uvas, que fazem com que o vinho seja mais adstringente ou macio - utilize a taça Bordeaux, que possui o bojo grande e a borda fechada com o intuito de concentrar os aromas e os sabores de maneira harmoniosa.

Vinhos brancos e rosés

Os rótulos brancos e rosés se expressam melhor em taças de bojo menor, pois mantém a temperatura baixa e realçam as suas notas frutadas.

Espumantes

O espumante - clássico no momento do brinde - é servido na conhecida taça flute, que concentra as borbulhas do rótulo e equilibra suas notas no nariz e em boca.

Nº de garçons e como servir

Lembre-se que os convidados devem saber o que estão bebendo! Por isso, as taças devem estar dispostas vazias à mesa ou na bandeja do garçom para que ele possa servir o vinho. É indicado que se tenha um garçom para cada 8 taças servidas.

A quantidade de vinhos

A quantidade de vinhos varia de acordo com o horário da celebração, o número de convidados e se terão mais opções de bebidas além do vinho. No geral, o número de garrafas aumenta consideravelmente em festas à noite. Já em festas durante o dia e com outras opções de bebidas, o volume de vinhos tende a diminuir.

Clique no botão abaixo e peça um orçamento personalizado para a equipe World Wine!

Solicitar orçamento personalizado